cultura, mídia e política: Quanto a União receberá do lucro do petróleo do pré-sal?

22 de outubro de 2013

Quanto a União receberá do lucro do petróleo do pré-sal?

Com base em estudo disponível no sítio da fazenda nacional (clique aqui para acessar a íntegra) é possível indicar que o percentual do lucro que ficará com a União federal no regime de partilha é pelo menos 12 pontos percentuais ( aproximadamente 80 bi de dólares ) maior do que o cenário do regime de concessões para campos com grande produção em águas profundas - sendo que o percentual tende a piorar com valores maiores do barril ( tabela 1 ) . E no mundo trata-se do terceiro melhor regime em termos de remuneração governamental, com 69 %, só perde para o modelo chinês e Venezuelano, igualando-se ao Russo (tabela 2 ). E levando-se em conta o dividendo da Petrobras a que tem direito o governo a participação aumenta para 76 %, a segunda melhor do mundo.





Acrescenta-se a isso o fato da Petrobras ser OPERADORA ÚNICA, isso é o principal fator diferenciador dos modelos e garante controle da União sobre o ritmo de exploração, conteúdo nacional do fornecimento de bens, acuidade das informações sobre a quantidade de óleo sendo retirado! Fatores importantíssimos para garantir que a exploração do campo garanta o desenvolvimento ao país e remunere corretamente o estado em uma indústria marcada pela trapaça e cobiça.



Destarte, somemos que talvez a partilha não tenha sido a melhor opção para Libra, e sim a operação ser efetuada de acordo com o artigo 12 da lei, que permite a contratação da Petrobras diretamente pelo governo para explorar o campo, porém não há como negar que o regime de partilha é muito superior ao de concessões e não é de maneira nenhuma uma entrega do petróleo aos estrangeiros, pelo contrário, tem sido até criticado como "estatizante".



Nenhum comentário:

Postar um comentário