cultura, mídia e política: Onde está o conhecimento agora?

11 de outubro de 2013

Onde está o conhecimento agora?

Pergunta provocativa do Nicholas Carr sobre se o Google está nos tornando estúpidos, desenvolvido em seu livro "Superficiais", encontra sua melhor réplica se atualizado sobre as últimas do David Weinberger: Too Big to Know ("incompreensível") . Um livro essencial para compreender o impacto da Internet no conhecimento.

Weinberger , um dos pensadores mais importantes da cibercultura, não fica atrás quando se trata de causa e faz com que o subtítulo do seu livro em um pequeno manifesto: "repensar o conhecimento agora que os fatos são os fatos, os especialistas estão em em todos os lugares, e a pessoa mais inteligente da sala é a sala".

O trabalho eleva o conhecimento do processo de deslocamento de livros, especialistas e instituições para as redes e comunidades online. A ciência continua a ser um sistema de publicação, que opera através da eliminação e se torna uma rede que funciona através da dissolução das fronteiras entre obras de adição (hipertexto), abrindo a porta para novas vozes (Wikipedia) e as paredes da academia (cursos on-line para as massas).

Tendo os livros encadernados como paradigma do conhecimento refinado (ameaçado na visão de Carr para o excesso de redes) , Weinberger entende, paradoxalmente, que a única resposta para a sobrecarga de informação é obter mais informações (metadados), e que precisamente as redes, são muito mais adequadas do que os livros para construir, ampliar e revisar o conhecimento.

por José Luis Orihuela

tradução por Tiago Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário